Discografia

sábado, 12 de setembro de 2009

Memória: Ramiro Musotto (1964 - 2009)

Somente agora à noite leio triste nota sobre a morte do percussionista Ramiro Musotto, produtor musical argentino radicado no Brasil que acompanho e admiro pelo menos desde 1992, ano do fenômeno "O Canto da Cidade", de Daniela Mercury. E minha admiração só fez aumentar após sua importante colaboração no álbum "Vende Peixe-se", lançado por Rosanah Fiengo em 1996, quando injetou sopro de modernidade e apontou novo rumo à arte da intérprete.

Ramiro Musotto, de 45 anos, faleceu por volta das 4 horas da madrugada desta sexta-feira, 11, devido a complicações de um câncer de estômago. Morador de Salvador há mais de 12 anos, recebeu nota de pesar do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, que publicou: "Ramiro Musotto, baiano nascido na Argentina, é um dos mais importantes artistas que a Bahia produziu. Porque ele foi produzido aqui. A Bahia lhe deu um instrumento com uma única corda – o berimbau – para ele reinventar o som e Ramiro se tornou inspiração para todos".

De acordo com o seu site oficial, Ramiro Musotto chegou a Salvador em 1984 e participou de gravações históricas com Margareth Menezes, Gerônimo e Daniela Mercury, contribuindo para a formatação da música pop da Bahia como ela é conhecida hoje. Desde então, Musotto trabalhou com diversos artistas brasileiros como Skank, Os Paralamas do Sucesso, Marina Lima, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Gal Costa, Titãs e Rosanah Fiengo.

deu no youtube 1: Ramiro Musotto em solo de berimbau na abertura do DVD "Sudaka Ao Vivo", registro do show de 2003.



Seu primeiro trabalho solo foi o álbum "Sudaka", lançado em 2001, considerado um dos mais criativos e originais de música eletrônica produzido no Brasil, em que mistura cântico índigena e música de pigmeus a Glauber Rocha e Lulu Santos. Em 2007 lançou "Civilizacao & Barbarye", com as participações de Arto Lindsay, Chico César, do iraniano Rostam Mirlashari e do percussionista argentino Santiago Vázquez.

Ainda segundo seu site oficial, Ramiro Musotto construiu trajetória como percussionista, intérprete de berimbau, programador e produtor em mais de 200 discos gravados. Além de ser um dos criadores do atual desenho da percussão baiana, Ramiro formou a primeira orquestra de berimbaus do mundo, e freqüentemente viajava à Europa para ministrar workshops e transmitir seus conhecimentos e experiências.

Em 1996 Ramiro Musotto exerceu papel marcante na discografia de Rosanah Fiengo, ao estabelecer nova linguagem musical para a intérprete que buscava flerte com a cena fashion. Musotto foi o responsável pela programação de bateria e percussão eletrônica do álbum "Vende Peixe-se" (Natasha Records), produzido por Celso Fonseca, e que contou com a colaboração de outras feras como Arthur Maia (baixo elétrico), Jorjão Barreto (teclados), Walter Costa (programação de teclados) e do próprio Celso Fonseca na guitarra elétrica, além dos vocais de Serjão Loroza e Ebony Vox.

O álbum emplacou a faixa "Linha de Fogo" (Torcuato Mariano e Bernardo Vilhena) na trilha da série juvenil "Malhação" (Rede Globo) e trouxe releituras de Gilberto Gil ("Deixar Você"), Flávio Venturini ("Noites Com Sol"), Lulu Santos ("Condição") e Burt Bacharah ("Alfie", em versão de Ronaldo Bastos), mais composições inéditas de Suely Mesquita, Mathilda Kovak, Leo Henkin, Celso Fonseca, Arthur Maia, Serjão Loroza e dos já citados Torcuato Mariano, Bernardo Vilhena e Ronaldo Bastos.

Com projeto gráfico de Gringo Cardia, fotos de Flávio Colker e colaborações da Intrépida Trupe e do Mercado Mundo Mix, ao reunir esse time Rosanah Fiengo explicitou sua inquietação artística e nos brindou com um projeto surpreendente - que incluiu show de lançamento na mítica Galeria Alaska, Rio, com direção de Gringo Cardia. O trabalho inspirado de Ramiro Musotto contribui para fazer do álbum "Vende Peixe-se" pequena pérola pop atemporal.

deu no youtube 2: "Noites Com Sol", releitura de Rosanah para hit de Flávio Venturini e Ronaldo Bastos, aqui repaginado pela programação de bateria e percussão eletrônica de Ramiro Musotto para o álbum "Vende Peixe-se" (1996):



Eletrotango
Atualmente Musotto assinava a supervisão musical do projeto "Ponte Aérea Portenha - Eletrotango", que o Centro Cultural Banco do Brasil promove simultaneamente no Rio de Janeiro (a partir do dia 15), em Brasília (dia 18) e em São Paulo (dia 22). A produção irá dedicar o evento a ele. Aos que puderem, vale a dica para que prestigiem este derradeiro trabalho. Confira a programação de São Paulo:

22 de setembro – Tanguetto
Grupo de eletrotango com carreira internacional, detentor de um disco de ouro em 2005 e indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Instrumental”.

29 de setembro – Otros Aires
Propõe um espetáculo audiovisual de corte historicista, onde se funde a estética portenha do começo do século passado com as várias vertentes da música eletrônica.

06 de outubro – Narcotango
Mistura do Tango de Osvaldo Pugilese com Massive Attack, com inspiração dançante.

13 de outubro – San Telmo Lounge
Propõe a fusão da música eletrônica com o tango e o jazz.

Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia)
Onde: CCBB
Endereço: R. Álvares Penteado 112 - Cerqueira César - Centro. Telefone: (11) 3113-3651.
Obs: 125 lugares.
Classificação indicativa: de acordo com cada show.


Fica o agradecimento a Ramiro Musotto por sua imensa contribuição à alegria existente em boa parte da música pop brasileira produzida nos últimos 20 anos.

Deu no youtube 3: "Linha de Fogo", tema da série "Malhação" (Rede Globo), em video concebido por Marco Burlamaqui para uma das versões remixes lançadas em cd single pela Natasha Records (1996). Porque celebrar é preciso.



Fonte:
http://www.ramiromusotto.com/

Nenhum comentário: