Discografia

sábado, 9 de julho de 2011

Flagra: Rosanah Fienngo na festa da Música Popular Brasileira


O portal Terra publica esta semana álbum que registra Rosanah Fienngo (foto) na platéia do 22º Prêmio da Música Brasileira, promovido na última 4a.feira, 06, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento homenageou o centenário de Noel Rosa e, entre os 104 indicados a 35 prêmios, consagrou Roberta Sá (melhor CD e melhor cantora de MPB) e o bandolinista Hamilton de Holanda (melhor CD instrumental e melhor solista) os grandes vencedores da noite.

Também merece destaque a premiação de Gringo Cardia na categoria Projeto Visual. Idealizador da arte gráfica do álbum Vende Peixe-se (Natasha Records), lançado por Rosanah Fienngo em 1996, Cardia recebeu o prêmio pelo novo trabalho Capoeira de Besouro, álbum de Paulo Cesar Pinheiro. Os melhores momentos da edição 2011 do Prêmio da Música Brasileira serão exibidos neste domingo, 10, pela Rede Globo (após a sessão Domingo Maior). Antes, porém, é bem provável que vá ao ar entrevista (?!) que a trupe do humorístico Pânico Na TV (Rede TV!) gravou com Rosanah durante o evento. Vale conferir.

Canção Popular - Iniciada em 1987 sob o nome Prêmio Sharp, a premiação foi concebida pelo empresário José Maurício Machline para ser o Grammy brasileiro - uma celebração dos profissionais que vivem do ofício de produzir música popular no país. E logo em sua edição de estreia concedeu à Rosanah Fienngo o prêmio de melhor cantora popular (LP Coração Selvagem, Sony Music), o primeiro dos cinco que a intérprete viria a acumular com os álbuns Onde O Amor Me Leva (1989), Doce Pecado (1990), Paixão (1991) e Essa Sou Eu (1994). Rosanah também tornou-se uma das recordistas em número de indicações ao prêmio - nove no total, a última em 2004 com o álbum Rosana (Movieplay). Neste 2011, coube a Sandra de Sá o troféu de melhor cantora da canção popular. Sandra, aliás, divide com Rosanah o posto de recordista em prêmios e indicações do evento.

Em tempo: na foto acima, flagrante da revista Caras registra a presença de Rosanah Fienngo nos bastidores da premiação de 1993, época de lançamento do álbum que em que repagina o gênero MPB, Gata de Rua, com o auxílio luxuoso de Roberto Menescal. Abaixo, a performance da intérprete na trajetória do Prêmio da Música Brasileira, cujos troféus que abocanhou possuem o adicional charme de reverenciar ídolos seus, como Ângela Maria, Elis Regina e Maysa:

1987 - 1º. Prêmio de Música
Troféu Vinícius de Moraes
Categoria Canção Popular
-Melhor cantora: Rosana
-Melhor arranjador: Lincoln Olivetti (O Amor e o Poder)
Álbum: Coração Selvagem (Sony Music)
Produzido por: Max Pierre

1989 - 3º. Prêmio de Música
Troféu Maysa
Categoria Canção Popular
-Melhor cantora: Rosana
Álbum: Onde O Amor Me Leva (Sony Music)
Produzido por: Max Pierre


1990 - 4º. Prêmio de Música
Troféu Elizeth Cardoso
Categoria Canção Popular
-Melhor cantora: Rosana
Álbum: Doce Pecado (Sony Music)
Produzido por: Ronnie Foster


1992 - 6º. Prêmio de Música
Troféu Angela Maria e Cauby Peixoto
Categoria Canção Popular
-Melhor cantora: Rosana
-Melhor música: Tempos Felizes (Torcuato Mariano - Cláudio Rabello)
Álbum: Paixão (Sony Music)
Produzido por: Michael Sullivan


1994 - 8º. Prêmio de Música
Troféu Elis Regina
Categoria Canção Popular
-Melhor cantora: Rosana
-Melhor música: Perdida (Reinaldo Arias - Cláudio Rabello)
Álbum: Essa Sou Eu (Universal Music)
Produzido por: Max Pierre

deu no youtube - Aos 62s do vídeo, Rosanah Fienngo sobe pela primeira vez ao palco do Prêmio da Música Brasileira, em 1987, para receber o primeiro dos cinco troféus de melhor cantora que acumulou na categoria canção popular:



deu no youtube 2 - Coisas do Amor, registro de duas vozes recordistas de troféus e indicações ao Prêmio da Música Brasileira: Rosanah Fienngo e Sandra de Sá. A canção integra o álbum Paixão (Sony Music). Produzido por Michael Sullivan, rendeu à Rosanah prêmio de melhor cantora na edição 1992:

Nenhum comentário: