Discografia

terça-feira, 8 de março de 2011

Especial Mulher: Elas por ela, deusa cidadã do mundo



Desde que nasci
A voz da mulher
Me embala
Me alegra
Me faz chorar
Me arrepia os cabelos
Me faz dançar
Me cala ressentimentos
Me ensina a amar
Uma mulher cantando nas Antilhas
Uma voz de mulher
Nos rádios do Brasil
Minha mãe que cantava
Lembrança tão bonita
E as negras americanas
Dos hinos e dos blues
Amor, amor
Me leva essa voz
Nas asas das canções
Eu quero ouvir
Por toda minha vida
Uma mulher cantando para mim


(Voz de Mulher, Sueli Costa e Abel Silva)


Inebriado por temas que neste feriado prolongado insistiram em povoar meu pensamento no ritmo do bloco "tudo ao mesmo tempo agora" - carnaval, dia internacional da mulher, aniversário da deusa -, surgiu inspiração para o vídeo montagem do cover gravado por Rosanah Fienngo para I Remember Yesterday, hit de Donna Summer que batiza o quinto álbum da cantora norte-americana (lançado em 1977) e que remete aos alegres musicais estrelados por Carmem Miranda na Hollywood dos anos 40 - estivesse viva e a canção provavelmente integraria o repertório da pequena notável. Porém coube a outra intérprete brasileira apropriar-se de todas essas referências e fazer valer o que o mestre (e síndico) Tim Maia já bradava anos atrás: "seja do Norte, do Centro ou do Sul, somos América!".

Ao reencontrar essa interpretação de Rosanah Fienngo (guerreira camaleoa do pop brasileiro, cuja voz de mulher me acompanha para todo o sempre , desde que nasci), surgiu nova inspiração: reunir canções do repertório de cantoras que a sua privilegiada garganta já entoou. Elas Por Ela (I Remember) é a coletânea que compartilho agora para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Confira a galeria de mulheres preciosas que o canto de Rosanah Fienngo evoca em raros registros (inclusive de composições próprias) que só fazem revelar a grandeza da sua arte (para ouvir online clique aqui):


01. Vício Fatal (Let´s Stay Together)
(Al Green - Willie Mitchell - Al Jackson)



02. I Remember Yesterday
(Donna Summer - Giorgio Moroder - Pete Bellotte)



03. Sou
(Rosana Fiengo)



04. It´s Too Late
(Toni Stern - Carole King)



05. Elas Por Elas
(Isolda - Milton Carlos)



06. Killing Me Softly (With his song)
(Charles Fox - Norman Gimbel)



07. Shangrilá
(Rita Lee - Roberto de Carvalho)



08. All In Love Is Fair - Rainy Days And Mondays - Something
(Stevie Wonder - P. Williams/R. Nichols - George Harrison)



09. Alfie
(B.Bacharah - H.Davies - Versão: Ronaldo Bastos)



10. Dio, Come Ti Amo
(Domenico Modugno)



11. Sabe Você
(Carlos Lyra - Vinícius de Moraes)



12. Lovin´ You
(Minnie Riperton - Richard Rudolph)



13. Neste Mesmo Lugar
(Klécius Caldas e Armando Cavalcanti)



14. (They Long To Be) Close To You
(Burt Bacharach - Hal David)



15. Como Nossos Pais
(Belchior)



16. Greatest Love Of All
(Michael Masser - Linda Creed)



17. O Que É Que A Baiana Tem
(Dorival Caymmi)



18. I Love To Love (But my baby loves to dance)
(James Bolden - Jack Robinson)



19. O Barquinho / Vagamente / Você
(Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli)



20. Don´t Leave Me This Way
(Kenneth Gamble - Leon Huff - Cary Gilbert)



21. Liberdade
(Durval Ferreira - Rosana Fiengo)


Onde estou
É meu ponto de partida
Pra onde vou
Não existe o final da linha
Do que eu sou
Tiro o pão de cada dia
O que eu sou
Aprendi vivendo a vida



(Sou, Rosanah Fienngo)

Para ouvir online clique aqui

Nenhum comentário: