Discografia

domingo, 11 de dezembro de 2011

Review: Nem Um Toque, 25 anos



Sob a direção de Jayme Monjardim, Rosanah Fienngo apresenta o hit seminal Nem Um Toque no especial que protagonizou na noite de 11 de dezembro de 1988, na extinta e saudosa Rede Manchete de Televisão, há exatos 23 anos.


Composta pelos hitmakers Michael Sullivan e Paulo Massadas, a balada soul é considerada pela intérprete o seu primeiro hit. Afinal, embora já viesse colecionando registros fonográficos e até emplacado a composição própria Fique Um Pouco Mais (parceria de Rosanah Fienngo com o mago Paulo Coelho) na trilha da novela Pecado Rasgado, de Silvio de Abreu (1978, Rede Globo), foi a explosão popular de Nem Um Toque que lhe proporcionou a entrada no primeiro time dos artistas brasileiros, ao logo depois assinar contrato com uma multinacional e conquistar a tão almejada continuidade na carreira discográfica. Reza a lenda que naqueles idos de 1986, então de malas prontas para o Mississipi (EUA) onde assumiria os vocais de banda de heavy metal, Rosanah gravou despretensiosamente uma demotape de Nem Um Toque nos estúdios da Som Livre, sob produção do midas Max Pierre. No Lado B, registro de inédita composição da dupla Sá & Guarabyra - Do Nada Pra Lugar Nenhum - ambas com a participação especialíssima do instrumentista e produtor Leo Gandelman nos matadores solos de sax.

Popstar - Se Rosanah andava indecisa quanto à mudança de endereço, a dupla seleção dos românticos temas Nem Um Toque e Do Nada Pra Lugar Nenhum - no mesmo ano de 1986 - para as trilhas sonoras das globais Roda de Fogo (Lauro César Muniz) e Hipertensão (Ivani Ribeiro) dissipou qualquer dúvida. A sedução ao entoar (libertários) versos como "passa a mão pelo cabelo, e me olha pelo espelho, faz de tudo pra chamar minha atenção, tesão..." tornou a intérprete enfim estrela da música pop brasileira - que o destino pouco depois ainda presentearia com o codinome "deusa". Contribuiu para essa consagração o apoio de comunicadores de massa como Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
Fã de primeira viagem, me lembro do quanto eu ficava agoniado, em frente à tevê, impossibilitado de ir ao lendário Teatro Fênix (RJ), onde o programa era gravado, buscar o LP Mix que ele prometia brindar aos cem primeiros que lá chegassem - pudera, além de morar em São Paulo, estava no auge dos meus 14 anos rs. Por essas e outras, Rosanah agradece ao Chacrinha no encarte de seu LP de estreia com o status de popstar (que, claro, teve o tema de Helena, personagem de Mayara Magri em Roda de Fogo, como carro-chefe inicial).

deu no youtube 1 - Rosanah Fienngo apresenta Nem Um Toque no palco nobre do Cassino do Chacrinha. O Velho Guerreiro foi grande divulgador da intérprete nesta crucial fase de sua carreira. Além da tevê, também escalou Rosanah para o cast das caravanas que promovia nos vários cantos do país:



O sucesso radiofônico de Nem Um Toque rendeu pequeno leilão entre as principais gravadoras, e a intérprete decide assinar com a Sony Music (então CBS) que, às pressas, além de soltar nas lojas o LP Mix com os dois temas de tenovelas, a colocou nos estúdios para conceber o álbum de estreia Coração Selvagem, também sob a batuta de midas do produtor Max Pierre. Nem Um Toque seria o primeiro dos muitos hits que o Long Play lançado em 1987 renderia à Rosanah Fienngo - Tudo é Vida, Bem-Me-Quer, Custe O Que Custar e o arrasa-quarteirão O Amor e o Poder consolidariam de vez o prestígio da intérprete. O bem-sucedido casamento com a multinacional durou longos sete anos de valiosa produção. No período 1986-1993, Rosanah Fienngo seguramente foi das intérpretes a mais requisitada por absolutamente todos os veículos de comunicação e, fazendo valer a máxima de que "todo o artista tem de ir aonde o povo está", não deixou de atender a nenhum deles, demonstrando total dedicação e entrega ao seu ofício e à sua arte de cantora popular. Não por acaso, essa guerreira do pop inscreveu de vez o seu nome entre os grandes da música brasileira, sobretudo após a guinada artística conquistada com a explosão do megahit Nem Um Toque, há 25 anos.

deu no youtube 2 - a canção Nem Um Toque continua presente no repertório dos shows que Rosanah Fienngo apresenta pelo país e segue a emocionar a todos os públicos, como os roqueiros que prestigiaram o lançamento do projeto Rosanah Rocks na mítica Vila Isabel do poeta Noel (RJ), na virada deste ano:



Em tempo - No embalo da celebração dos 25 anos da clássica balada soul Nem Um Toque, esse blog chega ao seu post de número 100 e agradece aos fiéis seguidores que muito me honram com as suas assinaturas, e também às milhares de visitas anônimas (oriundas de vários cantos deste mundo) que rotineiramente têm buscado contato com a arte sem fronteiras desta intérprete inspiradora. Rosanah Nas Alturas!

Reeditado em 15/12/11, às 1h30

Nenhum comentário: